Alecrim

Encontrei este texto da terapeuta complementar Rosangela Vecchi Bittar (Especialista formada pela Universidade Federal de Pernambuco em Terapia Floral, Mestre em Reiki, Aromaterapeuta, Cromoterapeuta) que achei muito interessante. Segue um trecho que fala sobre as propriedades do alecrim!

A Armazém do Banho tem uma linha de difusores, sabonetes liquidos e aromatizadores para casa com alecrim!

O Alecrim é uma planta cujo nome botânico é Rosmarinus Officinalis, originária do Mediterrâneo (crescia espontaneamente em suas areias), seu nome latino marinus significa “o orvalho do mar”, de odor forte e quente, pertence à família das labiadas. É um arbusto forte com folhas pontiagudas como as do pinheiro. Sozinho vale por uma farmácia medicinal e cosmética.

Conta à lenda que suas flores eram originalmente brancas, mas, após seu contato com Nossa Senhora acompanhada pelo menino Jesus durante a fuga do Egito, tornaram-se da cor azul. Outra curiosidade é que se fala que um pé de alecrim jamais terá sua altura superior a de Cristo quando adulto. No Antigo Egito era usado nos rituais de purificação. Hoje em dia, é muito usado para proteção e limpeza energética de espaços, colocando-se 7 gotas à entrada do espaço (casa, loja ou outro). Desde os tempos antigos, acredita-se que auxilia a memória e os estudantes gregos tinham o hábito no período de exames, entrelaçarem ramos de alecrim em seus cabelos quando estudavam. Também era usado em casamentos, enterros, igrejas e hospitais para dar sorte, purificar o ambiente (poder anti-séptico). No século VI, o Rei Carlos Magno decretou que o alecrim deveria ser plantado em todos os jardins do império. Enfim, o alecrim tem várias propriedades dentre elas é analgésica, estimulante do córtex adrenal, cicatrizante, hipertensora, estimulante, cefálica, antiespasmódica. Dentro seus usos confortam a mente, a memória, excelente para os casos de doenças reumáticas (que são várias), estimula os nervos para os casos de perda de função nervosa, paralisia, perda de fala, pressão baixa, infecções intestinais, flatulência, problemas digestivos, etc. A nível emocional fortalece a auto-estima, dá coragem e auxilia a crianças com estrutura emocional passiva que não respondem à agressão vivida, também excelente para os casos de depressão. Trabalha a noção de tempo físico, com a pressa e sensação de que não temos tempo para nada. A nível energético é um costurador do plexo solar , restitui a energia perdida e casos de exaustão. O alecrim não é indicado para hipertensos, pessoas epiléticas, alcoólatras e mulheres grávidas. Seu óleo essencial puro é estimulante da memória e do bom humor. Fortalece a mente quando há esgotamento. Auxilia na clareza de pensamentos. Útil nas dores musculares, reumatismo e resfriado. É um tônico geral, relaxante. Usado em calvície e anti-caspa. Bom para queda de cabelos e como rejuvenescedor da pele. Cicatrizante. Rudolf Steiner que relata que o alecrim fortalece o “Eu” fortalece processos sanguíneos e estimula o metabolismo.

Rosangela Vecchi Bittar Terapeuta especialista pela Universidade Federal de Pernambuco Pesquisadora – Mestre em Reiki – Aromaterapeuta E-mail: rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584 e 8130-588

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s