Caminhada para o corpo e a mente – começe com 10 minutos

No site “Minha vida” foi publicado que a caminhada controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece

A caminhada é o exercício mais fácil, barato e sem contra indicações que existe. “Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. O site reuniu os benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui na página da Armazém do banho e movimente-se: 

1.Melhora a circulação: Caminhar por 40 minutos reduz a pressão arterial por 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.  

2.Deixa o pulmão mais eficiente: As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. 

3. Combate a osteoporose: O estímulo elétrico provocado pela caminhada ajuda a facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com aosteoporose

4. Aumenta a sensação de bem-estar: Uma breve caminhada em áreas verdes pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido. Ela também libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento.

5. Deixa o cérebro mais saudável: Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos.

6. Diminui a sonolência: A caminhada produz substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite. 

7. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece: Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. Na semana passada postamos os benefícios para aceleração do metabolismo. A pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. Imagem

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